Federação: veja os impactos do novo modelo nas eleições de 2022 e 2024; aperte o play e ouça a notícia

Modelo permite a união dos partidos, desde que assim permaneçam durante todo o mandato conquistado, ou seja, quatro anos
Medida diminui o risco do eleitor eleger um candidato com ideologia oposta (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Até 31 de maio. Este é o prazo que os partidos políticos possuem para reivindicar, junto à Justiça Eleitoral, as federações partidárias. O novo modelo permite que duas ou mais legendas se unam para disputar a eleição, no entanto, essa 'ligação' deve perdurar os quatro anos do exercício dos mandatos.

"A principal diferença é que a coligação visa à eleição, já a federação visa o tempo todo do mandato. Então, enquanto na coligação nós tínhamos dois partidos se unindo somente para concorrer ao pleito, numa federação, eles estão unidos para concorrerem ao pleito, mas também, unidos umbilicalmente nas suas estruturas durante o tempo do mandato, ou seja, quatro anos", explica Márcio Coimbra, presidente da Fundação Liberdade Economia e professor da Universidade Mackenzie.

A união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação, sendo um passo, para tentar reduzir o número de partidos no País. "Este é um modelo de federação é um caminho que está se iniciado para diminuirmos os números de partidos, pois as legendas não podem ser negócios, mas sim, representar a sociedade. Então, naturalmente, elas vão começar a afunilar e veremos se eles vão caminhar para uma mesma agenda e que possam ocorrer fusões", diz o professor Márcio Coimbra.

*Aperte o play e ouça a notícia na plataforma de sua preferência.


Veja mais notícias sobre Podcast.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://girosa.com.br/