O longa-metragem O Agente Secreto foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (15) pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA). A obra conta com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho.
O órgão é responsável por indicar a produção nacional que tentará uma vaga na maior premiação do cinema mundial. A cerimônia do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março de 2026. O filme deve estrear no Brasil no dia 6 de novembro.
Entre os filmes que “O Agente Secreto” estava concorrendo estavam “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Contudo, a escolha de “O Agente Secreto” pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Ele ainda vai disputar com longas-metragens de outros países em busca de uma vaga na lista final de cinco indicados.
Leia também
O Agente Secreto escolhido para o Oscar: sinopse do filme




A distribuição internacional será feita pela produtora Neon (Divulgação/Vitrine Filmes)
Ambientado no Brasil em 1977, “O Agente Secreto” conta a história de Marcelo, um homem de 40 anos que trabalha como professor universitário especializado em tecnologia, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife para reencontrar o filho caçula.
Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir.
Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado pelos seus vizinhos, vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.
A obra venceu outros títulos internacionais, incluindo o 78º Festival de Cannes e o Prêmio da Crítica, e se torna agora o principal representante do cinema brasileiro em 2026. Caso seja selecionado pela Academia de Hollywood, o longa pode disputar diretamente o Oscar de Melhor Filme Internacional. A distribuição internacional será feita pela produtora Neon.
Estrelado por nomes como Wagner Moura, Alice Carvalho, Tânia Maria e Carlos Francisco, o filme contou com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), mecanismo gerido pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), responsável por impulsionar o setor audiovisual brasileiro com financiamentos públicos.
Confira o trailer.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






