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Novos radares: até maio, 30 começam a operar em Cotia, Osasco e mais 4 cidades

Além da fiscalização de velocidade, os novos radares serão capazes de contar, automaticamente, os eixos dos veículos para fins estatísticos
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Só a rodovia Raposo Tavares (SP 270) receberá 16 radares (Divulgação)

Além da fiscalização de velocidade, os novos radares serão capazes de contar, automaticamente, os eixos dos veículos para fins estatísticos

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou, em 14 de fevereiro, a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo. Até meados de maio de 2025, os equipamentos estarão em funcionamento.

No total, são 649 radares, sendo que 30 serão instalados em vias de seis cidades cobertas pelo Jornal Giro: Cotia, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba, São Roque, além da capital paulista.

Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade. Outros fatores como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, além de proximidade de passagem de fauna, também foram levados em conta.

“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica Ricardo Miguel do Nascimento, coordenador geral de operações viárias do órgão público.

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O modelo Fixo-Redutor possui display para mostrar a velocidade dos carros durante a sua passagem (Divulgação/Ipem-SP)

Radar: a maioria na Raposo Tavares

Na Rodovia Raposo Tavares (SP 270), que receberá a maioria dos aparelhos, são 16 radares, sendo oito em quilômetros dentro da cidade de Cotia (km 021,900 a km 032,200). Já sete deles estão em São Paulo (km 10,800 a km 18,950). Um radar será instalado no km 020,800, que compreende Osasco.

No município de Santana de Parnaíba, a Estrada dos Romeiros (SP 312) terá cinco equipamentos do km 034,400 ao km 046,900.

Na rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP 029) serão cinco radares: três na cidade de Cotia e dois em Itapevi, do km 033,600 a 043,500.

Já na SP 274, rodovia Engenheiro René Benedito Silva, o DER-SP estipulou a instalação de três aparelhos de fiscalização: dois em São Roque e um em Itapevi.

Na capital paulista, mais um radar será instalado, na SPA015/330 (sem denominação).

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Rodovia Raposo Tavares (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Sobre os novos equipamentos

Além da fiscalização de velocidade, os novos radares serão capazes de contar, automaticamente, os eixos dos veículos para fins estatísticos, transmitindo em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler). 

O modelo Fixo-Redutor será instalado em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos carros durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Os dois tipos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.

“Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma Sergio Codelo, superintendente do DER-SP.

Processo de contratação

A nova gestão do DER-SP revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores haviam sido removidos em janeiro de 2021, após o término do contrato com as empresas responsáveis. 

Com a assinatura da ordem de serviço, o Departamento de Estradas de Rodagem finaliza o processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.

Nova Raposo

A reportagem do GIRO questionou o DER se após a assinatura de concessão da Nova Raposo, a previsão de instalação destes radares continua. Além disso, perguntou se podem surgir novos locais de instalação de radares considerados importantes pela concessionária. Até o fechamento da matéria, o órgão não retornou. Caso responda, atualizaremos a reportagem.

Como o Jornal Giro noticiou, a concessionária EcoRodovias assume a administração das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e Coronel Nelson Tranchesi a partir de abril deste ano. As informações foram confirmadas pelo Jornal Giro S/A, na quinta-feira (13).

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