Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Novo Lar do Idoso de Barueri inicia atendimentos

Logo Giro
Novo Lar do Idoso de Barueri inicia atendimentos
No novo prédio, idosos contam com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada (Divulgação/Secom Barueri)

O Lar do Idoso de Barueri atende pessoas com 60 anos ou mais, e fica rua José Maria Balieiro, na Aldeia; confira mais detalhes do espaço

Já está em operação, a nova sede da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), “Lar do Idoso”, de Barueri. O espaço atende pessoas com idade igual ou superior a 60 ano, fica rua José Maria Balieiro, na Aldeia, e foi entregue na segunda-feira (17).

Construída pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, o equipamento é gerido pelo Grupo Vida Brasil. O espaço abrigará 54 idosos no total, que serão atendidos por 106 profissionais, cerca de trinta a mais do que no antigo prédio.

No novo prédio, eles contam com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro.

Atualmente, a unidade atende 46 idosos, sendo que 42 deles vieram transferidos do antigo prédio que funcionava na rua das Orquídeas, no Jardim Flórida (Bairro Califórnia). Na Aldeia, a nova ILPI terá 106 profissionais – trinta a mais do que no antigo prédio.

Leia Mais: Barueri: ao lado de André do Prado e Gil Arantes, Daniel Cursino oficializa nome para vereador

“Proporcionalmente, ampliamos o quadro de funcionários consoante o número de idosos que vamos atender”, explicou a coordenadora do Grupo Vida Brasil, Madalena Bulgari.

Lar do Idoso Barueri: novas instalações

Segundo a administração municipal, o empreendimento visa oferecer aos residentes, uma autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia. O local estimula a convivência e possibilita que os idosos possam desfrutar de atividades oferecidas nas dependências do novo espaço. 

O prédio tem bloco único de três pavimentos (piso térreo, primeiro e segundo andares), com 4.260,22 m² de área construída em terreno de 5.035,00 m². Foi erguido ao lado dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) Infantojuvenil – Trilha; Adulto – Estação; e AD – Álcool e Drogas. 

Edifício conta com 4.260,22 metros quadrados (Divulgação/Secom Barueri)

No piso térreo está a recepção, sala para fisioterapia, área administrativa, cozinha e refeitório, área de convivência e jardins internos. O primeiro pavimento tem dormitórios masculino e feminino, banheiros acessíveis para pessoas dependentes e semi dependentes, central de enfermagem, consultório odontológico, área de convivência, solário, varanda, espaço ecumênico, copa para distribuição e refeitório de funcionários.  

O segundo (último piso) conta com outros dormitórios masculino e feminino, banheiros acessíveis para indivíduos independentes, consultório médico, central de enfermagem, área de convivência e terraço amplo. Prédio tem ainda 15 vagas para estacionamento.

Ingresso na unidade

O ingresso do idoso ou da idosa em situação de vulnerabilidade social no novo Lar do Idoso de Barueri é feito depois de uma avaliação, caso a caso, para decidir quem poderá residir no novo espaço. Qualquer munícipe pode se inscrever e entrar na lista de demanda, mas acaba sempre sendo priorizado o idoso mais vulnerável (social ou que sofreu violência doméstica), sem suporte familiar. 

De acordo com dados do IBGE, a população idosa no Brasil em 2023 é de 31,2 milhões de pessoas, o que representa 15,1% da população total. Esse número representa um aumento de 9 milhões de idosos em relação a 2012, quando a população idosa era de 22,2 milhões. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail