Você se chama Maria, Ana ou Francisca? Ou José, João ou Antonio? E tem o sobrenome Silva, Santos ou Oliveira? Então, você está na lista dos nomes mais comuns do Brasil.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria é o nome mais popular do País: a cada 100 brasileiros, seis se chamam assim. No total, são 12,3 milhões de Marias espalhadas pelo Brasil.
Já com o nome José são 5,141 milhões de brasileiros; e o sobrenome Silva, 34 milhões.
No Estado de São Paulo, Maria também domina, com mais de 2,121 milhões de pessoas registradas com este nome. Já José são 927.507. E Silvas, quase 6 milhões de paulistas.
Leia também
O levantamento retrata a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data do Censo 2022.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Nomes mais populares no Brasil



Fonte: IBGE
Nomes mais populares na Região Oeste e capital
Nas cidades cobertas pelo Jornal Giro, o nome Maria também prevalece. Na capital paulista, são 521.249. Em seguida vem Osasco, com 32.896 pessoas com este nome. Carapicuíba e Barueri possuem 17.837 e 14.291 Marias, respectivamente. A idade mediana das Marias nestes municípios é acima de 50 anos.
São Paulo também lidera entre as cidades com maior quantidade de pessoas registradas como Jose, com 201.985. Já Osasco possui 13.119 cidadãos. E Carapicuíba, 7.176. A idade mediana dos Joses também é acima de 50 anos.
Quando o assunto é sobrenome, Silva também lidera em todos os municípios cobertos pelo Giro, com a capital paulista somando 1.466.025 pessoas com esse sobrenome.
Confira os nomes mais registrados por município acessando o link (clique aqui). Lá, você consulta, além dos mais populares, o período de nascimento, a concentração geográfica e a idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.






