Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ministério da Saúde lança cartilha com orientação para velórios e enterros

Logo Giro
Divulgação / Ministério da Saúde

Com o aumento de números de óbitos devido ao novo coronavírus no País, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha de orientações, na quarta-feira (25), sobre como se deve proceder em caso de falecimento, quando o paciente for diagnosticado com a Covid-19. O manual serve principalmente para orientar as equipes de saúde de medicina legal e funerárias.


O documento traz indicações de como devem ser realizados os funerais, o manuseio do cadáver nos hospitais, em domicílio e em espaço público. De modo geral, a cartilha explica que os falecidos nesse caso podem ser enterrados ou cremados Mas nos velórios e funerais dos pacientes confirmados ou suspeitos da doença não são recomenda-se realizá-los em ambiente fechado, pois o risco de contaminação do vírus será maior para familiares e amigos. 
O Ministério da Saúde recomenda que os ritos fúnebres sejam realizados em ambientes ventilados e abertos, contendo somente 10 pessoas, respeitando a mínima distância de dois metros entre elas e outras medidas de etiqueta respiratória. Durante todo o velório, o caixão deve ser fechado para evitar qualquer contato com o corpo. A entidade também recomenda que pessoas pertencentes ao grupo de risco e que estejam imunodeprimidos não participem desses eventos. 
Para os profissionais da saúde, o órgão recomenda que os profissionais envolvidos com os cuidados com o corpo estejam protegidos da exposição a sangue e outros fluidos corporais, objetos ou outras superfícies contaminadas. Não é recomendado autopsias. 
Se a pessoa confirmada ou suspeita de infecção por coronavírus falecer em casa é necessário comunicar a morte imediatamente ao serviço de saúde, como aos Bombeiros ou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou mesmo ao médico de confiança da família, que não dever ter contato com o corpo. As pessoas que moram com o falecido deverão receber orientações de desinfecção dos ambientes e objetos, usando água sanitária.
A retirada do corpo deve ser feita por uma equipe de saúde, observando as medidas de precaução individual como o uso dos EPIs.
Para ler todo o manual completo é só clicar aqui

Receba nossas notícias em seu e-mail