giro

Morre Paulo Soares, o ‘Amigão’, narrador da ESPN, aos 63 anos

Jornalista Paulo Soares estava internado havia cinco meses em São Paulo e morreu nesta segunda (29) por falência de múltiplos órgãos
O jornalista esportivo Paulo Soares, conhecido como ‘Amigão’, da ESPN (Divulgação/ESPN)

O jornalista e narrador esportivo Paulo Soares, conhecido como “Amigão”, morreu nesta segunda-feira (29), em São Paulo, aos 63 anos. Ele estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, tratando de complicações decorrentes de problemas na coluna, e sofreu falência de múltiplos órgãos.

Nos últimos anos, Soares passou por diversas cirurgias na coluna vertebral para aliviar dores e melhorar a mobilidade, com procedimentos voltados à descompressão dos nervos e melhora da circulação.

Com mais de duas décadas de televisão, Paulo Soares fez história ao lado do jornalista Antero Greco, no comando do programa SportsCenter, da ESPN, desde o ano 2000, quando estrearam juntos durante a cobertura das Olimpíadas de Sydney. A parceria marcou a TV esportiva brasileira e se manteve até a morte de Greco, em maio de 2023, vítima de um tumor no cérebro.

O velório de Paulo Soares está marcado para esta segunda-feira, das 13h às 17h, no Funeral Home, na Bela Vista, região central da capital paulista. O narrador não tinha filhos e deixa a companheira, Marlene.

Trajetória no jornalismo esportivo

Natural de Araras, no interior paulista, Paulo Soares iniciou a carreira aos 15 anos, em 1978, como narrador da Rádio Clube da cidade. Passou por diversas emissoras de rádio, incluindo Globo, Bandeirantes, Record, Gazeta e Estadão ESPN.

Na televisão, além da ESPN, também atuou no SBT, TV Cultura e TV Gazeta. O apelido “Amigão da Galera” surgiu em 1990, quando trabalhava na Rádio Record, dado pelo colega e repórter Osvaldo Pascoal.

Referência para várias gerações, Paulo Soares se consolidou como uma das vozes mais marcantes do jornalismo esportivo no Brasil.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.