Maior contratação de sua história: em pouco mais de uma década, gigante do e-commerce saltou de 517 colaboradores, para fechar o ano com mais de 21 mil funcionários somente no Brasil
Abrir 37% a mais de vagas de emprego em 2023 no Brasil, essa é a meta do Mercado Livre, uma das maiores empresas de e-commerce e serviços financeiros da América Latina, sediada no município de Osasco. Além disso, a empresa possui centros de distribuição espalhados em cidades vizinhas, como Araçariguama, Barueri e Cajamar.
A contratação recorde, maior de sua história, foi divulgada com exclusividade no portal da “Exame Invest”, da revista de negócios Exame, no início da tarde de sexta-feira (20), pelo CEO do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes. Se o plano de expansão do quadro de funcionários alcançar êxito, significa que o Mercado Livre terá adicionado ao seu quadro cerca de 5.700 novos em todo o País.
Com essa notícia, a empresa, de origem argentina, vai na contramão do que tem feito uma boa fatia das grandes companhias de tecnologia e varejo do mundo, que têm realizado sucessivos cortes ou demissões em massa para conter gastos. Apenas para ter a real dimensão do que representa esse anúncio feito pelo CEO do Mercado Livre no Brasil, em 2012, período em que o e-commerce não fazia parte dos hábitos de consumo de grande parte da população brasileira, a empresa contava com 517 colaboradores. Quando pula para o fim de 2023, esse número deve ter passado de 21 mil.
As áreas de tecnologia e produto devem absorver a maioria das vagas. Mas há também postos para a área logística e o banco digital da empresa, o Mercado Pago. A empresa também pensa em ampliar a diversidade entre seus colaboradores. Atualmente, 49% dos funcionários são mulheres, que ocupam 39% dos cargos de liderança e representam 37% dos cargos de alta liderança. Pessoas pretas e pardas são 45%, mas ainda representam só 20% dos cargos de liderança e 10% dos de alta liderança.
Investimento de R$ 19 bilhões
Como noticiado pelo GIRO em março, o Mercado Livre pretende investir R$ 19 bilhões em suas operações no Brasil em 2023 – 11,5% maior em comparação com o calendário anterior. A companhia não detalha qual o percentual desse aporte será direcionado para o aumento no número de funcionários. As principais áreas beneficiadas serão as de tecnologia, logística, publicidade, além do Mercado Pago.
Mercado brasileiro em alta
Atualmente, o maior mercado da plataforma de marketplace é o Brasil, respondendo por 54% da receita do ano passado.
*Com informações do portal Exame Invest.