Search
Close this search box.
giro

Mais de 70 estabelecimentos foram fechados no primeiro fim de semana da fase vermelha em Carapicuíba

Logo Giro
Neste final de semana,não houve aplicação de multas em Barueri (Foto: Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Na 00h00 do último sábado (6), todo o estado de São Paulo entrou na fase vermelha (um) do programa de retomada econômica, o Plano SP. A medida foi adotada em decorrência do rápido avanço da pandemia, com aumento do número de internações e de óbitos em todo o estado, assim como no Brasil.

Além da mudança de fase, há também o toque de restrição a partir das 20h. A restrição de circulação se aplica a qualquer atividade não essencial e qualquer aglomeração em espaços coletivos, como estabelecimentos comerciais, bares, baladas, restaurantes, entre outros.

De olho na questão, as prefeituras das onze cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo (Cioeste), realizaram operações de fiscalização para o fechamento desse tipo de espaço, em parceria com a Polícia Militar, Procon e a Vigilância Sanitária.

Confira abaixo o que cada município realizou. 

Osasco

Segundo a administração municipal, “Vários estabelecimentos foram notificados e alguns fechados pela fiscalização: dois bares e um restaurante foram lacrados, uma loja grande no Centro foi evacuada e fechada, e duas tabacarias foram lacradas”.

Itapevi

Ao Giro S/A, a Prefeitura de Itapevi explicou que a operação registrou o fechamento de 13 bares, fiscalizou aglomeração em quatro residências e abordou 265 pessoas nestes eventos. Três multas a estabelecimentos comerciais, apreendeu cinco motocicletas, capturou um homem foragido da Justiça, recolheu quatro caixas de som e aplicou duas multas de trânsito.

Barueri

Neste fim de semana não houve aplicação de multas em Barueri. A fiscalização teve caráter de orientação.

Carapicuíba

À reportagem, a administração de Carapicuíba revelou o fechamento de mais de 70 estabelecimentos. “As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e de fiscais já estão nas ruas realizando a fiscalização dos estabelecimentos. Estão sendo fechados os comércios que não são essenciais. As equipes estão trabalhando na orientação dos proprietários no primeiro contato e caso haja reincidência, os estabelecimentos serão multados”, disse a Prefeitura.

Pirapora do Bom Jesus

Em Pirapora do Bom Jesus, nenhum estabelecimento foi autuado nesse fim de semana. “Neste primeiro momento, as ações da Guarda Municipal e do setor de Fiscalização tiveram caráter orientativo. Também contamos com a colaboração dos comerciantes que respeitaram as determinações. Além disso, Pirapora é um município turístico e a Fase Vermelha, com suas restrições, impediu o acesso de visitantes à cidade, impactando diretamente nos comércios local” afirmou a Prefeitura à reportagem do Giro S/A.

*Até o fechamento desta edição, o departamento de comunicação das prefeituras de Araçariguama, Cajamar, Cotia, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista não responderam a solicitação feita pela reportagem com os dados.

Receba nossas notícias em seu e-mail