Na 00h00 do último sábado (6), todo o estado de São Paulo entrou na fase vermelha (um) do programa de retomada econômica, o Plano SP. A medida foi adotada em decorrência do rápido avanço da pandemia, com aumento do número de internações e de óbitos em todo o estado, assim como no Brasil.
Além da mudança de fase, há também o toque de restrição a partir das 20h. A restrição de circulação se aplica a qualquer atividade não essencial e qualquer aglomeração em espaços coletivos, como estabelecimentos comerciais, bares, baladas, restaurantes, entre outros.
De olho na questão, as prefeituras das onze cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo (Cioeste), realizaram operações de fiscalização para o fechamento desse tipo de espaço, em parceria com a Polícia Militar, Procon e a Vigilância Sanitária.
Confira abaixo o que cada município realizou.
Osasco
Segundo a administração municipal, “Vários estabelecimentos foram notificados e alguns fechados pela fiscalização: dois bares e um restaurante foram lacrados, uma loja grande no Centro foi evacuada e fechada, e duas tabacarias foram lacradas”.
Itapevi
Ao Giro S/A, a Prefeitura de Itapevi explicou que a operação registrou o fechamento de 13 bares, fiscalizou aglomeração em quatro residências e abordou 265 pessoas nestes eventos. Três multas a estabelecimentos comerciais, apreendeu cinco motocicletas, capturou um homem foragido da Justiça, recolheu quatro caixas de som e aplicou duas multas de trânsito.
Barueri
Neste fim de semana não houve aplicação de multas em Barueri. A fiscalização teve caráter de orientação.
Carapicuíba
À reportagem, a administração de Carapicuíba revelou o fechamento de mais de 70 estabelecimentos. “As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e de fiscais já estão nas ruas realizando a fiscalização dos estabelecimentos. Estão sendo fechados os comércios que não são essenciais. As equipes estão trabalhando na orientação dos proprietários no primeiro contato e caso haja reincidência, os estabelecimentos serão multados”, disse a Prefeitura.
Pirapora do Bom Jesus
Em Pirapora do Bom Jesus, nenhum estabelecimento foi autuado nesse fim de semana. “Neste primeiro momento, as ações da Guarda Municipal e do setor de Fiscalização tiveram caráter orientativo. Também contamos com a colaboração dos comerciantes que respeitaram as determinações. Além disso, Pirapora é um município turístico e a Fase Vermelha, com suas restrições, impediu o acesso de visitantes à cidade, impactando diretamente nos comércios local” afirmou a Prefeitura à reportagem do Giro S/A.
*Até o fechamento desta edição, o departamento de comunicação das prefeituras de Araçariguama, Cajamar, Cotia, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista não responderam a solicitação feita pela reportagem com os dados.