Cacau Show possui três fábricas. Unidade atingida representa 19% de toda a produção. “Estamos reorganizando nossa cadeia de Supply Chain”
Na manhã desta terça-feira (7), um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica pertencente à Cacau Show, indústria de chocolates sediada em Itapevi. O caso ocorreu região do bairro Canivete, no município de Linhares, norte do estado de Espírito Santo (ES). Segundo a companhia, o incidente não afetará produção nacional da empresa e o abastecimento das lojas está garantido.
Leia Mais: Itapevi dá início às obras de seu 1º mercado municipal
Como ocorreu o incêndio na fábrica da Cacau Show
Segundo o Corpo de Bombeiros local, a corporação recebeu o chamado para atender a ocorrência por volta das 4h40. Após dez minutos, as equipes chegaram à fábrica da Cacau Show, às margens da rodovia BR-101 e iniciaram o combate ao fogo. O empreendimento foi tomado por chamas e uma nuvem de fumaça escura.

Ao todo, 18 militares foram envolvidos nas operações de combate ao incêndio, com o apoio de cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e carros-pipa fornecidos pela prefeitura. Por volta das 9h30, os agentes ainda seguiam no isolamento das chamas. Às 15h, os bombeiros estavam fazendo a contenção de novos focos de incêndio, com o propósito de proteger as áreas não atingidas.
Até o momento, não há relatos de feridos que tenham necessitado de socorro dos bombeiros e nem de óbitos no local.
Leia Mais: Montanha-russa é inaugurada na Hiper Store da Cacau Show, em Itapevi
A Cacau Show enfrenta incêndio em sua fábrica em Linhares, ES. Nenhum colaborador sofreu ferimentos graves. A empresa está colaborando com autoridades no controle da situação. A fábrica representa 19% da produção e a empresa já está reorganizando a cadeia de suprimentos. pic.twitter.com/SkKh0yCo6y
— Cacau Show (@cacaushow) November 7, 2023
“Estamos monitorando junto às autoridades locais o controle do incêndio e próximos passos a seguir”, reiterou a empresa por meio de nota.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, afirmou ao jornal Folha de São Paulo, que somente após a perícia será possível saber como o fogo começou. O prazo para apresentação do laudo é de 30 dias.
O comandante afirmou ter ouvido de representantes da Cacau Show, que ao menos parte de máquinas importantes pertencente à empresa, não foi atingida pelo fogo.
Leia Mais: Cacau Show compra Pan, famosa pelos cigarrinhos de chocolate
Unidade era responsável por 19% da produção da Cacau Show

A Fábrica da Cacau Show, em Linhares, atingida pelo incêndio nesta terça-feira (7), começou a operar em setembro de 2022 e respondia por 19% de toda a produção da marca. O dado foi divulgado por Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show, por meio de uma publicação nas redes sociais.
Ainda durante a manhã, o executivo relatou em vídeo, que pegou um voo e foi acompanhar de perto os trabalhos de combate ao incêndio. Ele reforçou que ninguém ficou ferido e que ainda tenta entender o tamanho da destruição.
“Graças a Deus ninguém teve nenhum problema de saúde, e é o que mais importa. A gente tem a exata dimensão da nossa responsabilidade, e vai dar tudo certo. E essa é a hora que, juntos, não só em orações, mas também em atitude, fazemos o possível para preservar o nosso negócio e as dezenas de milhares de empregos. A gente vai reconstruir”, disse Costa.
Leia Mais: Enem 2023: Barueri e Osasco somam mais de 17 mil inscritos
Segundo a Cacau Show, a fábrica de Linhares é uma das três fábricas pertencentes pela empresa. O espaço atingido pelas chamas tem 173 mil metros quadrados e guardava grandes quantidades de açúcar e gorduras, produtos altamente inflamáveis.

Ainda segundo com Alê Costa, o incêndio afetou metade do empreendimento, que corresponde metade de sua produção. “Certamente reorganizaremos os 10% (restantes) nas outras duas fábricas”, afirmou. A Cacau Show também possui fábricas em Itapevi e Campos do Jordão.
Leia Mais: Itapevi e Barueri reúnem 26 vagas de emprego na área farmacêutica
“Estamos reorganizando nossa cadeia de Supply Chain para que não haja qualquer impacto de produção. Assim que tivermos mais informações sobre o caso atualizaremos nosso comunicado”, reiterou a Cacau Show em comunicado.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.