Estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que 46% das empresas adotaram o trabalho em home office como estratá durante a pandemia do novo coronavírus. O levantamento intitulado Pesquisa Gestão de Pessoas coletou, no mês de abril, dados de 139 empresas médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil.
Para falar sobre a retomada dos trabalhos presenciais dentro das empresas, o Podcast do Giro S/A ouviu o presidente institucional doCentro Integração Empresa Escola (CIEE), Ricardo Melantonio.
Ouça a entrevista abaixo
O levantamento da FIA revela que o percentual de companhias que adotou o teletrabalho durante a quarentena foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Um terço do total das empresas (33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho em casa, valendo apenas em alguns dias da semana.
De acordo com o estudo, 41% dos funcionários das empresas foram colocados em regime de home office, quase todos os que teriam a possibilidade de trabalhar a distância, que somavam 46% do total dos quadros. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho, nas pequenas empresas o percentual ficou em 52%.
Outra estratégia que teve destaque entre as empresas foi a antecipação de férias, adotada por 46% das companhias, com maior adesão das grandes (51%) e do setor de serviços hospitalares (80%). A redução da carga de trabalho com redução de salário foi usada por 23% das empresas e 12% disseram que tiveram que demitir durante a pandemia.
Com informações da Agência Brasil