giro

GCM de Carapicuíba prende homem acusado de agredir a ex-companheira

Devido aos ferimentos, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro pela GCM (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Guardas da divisão Maria da Penha, foram acionados para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva; confira mais detalhes

Agentes da Guarda Civil de Carapicuíba prenderam, nesta semana, um homem acusado de agredir sua ex-companheira. O local da captura não foi divulgado. Segundo a Prefeitura, os guardas da divisão Maria da Penha, foram acionados para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva.

Ao chegarem no local dos fatos, a vítima relatou aos agentes, ter sido agredida pelo ex-companheiro e que tinha medida protetiva contra ele. Em posse de informações e características do suspeito, os guardas o encontraram bem próximo da casa onde aconteceu a agressão.

O averiguado foi encaminhado a um Distrito Policial, onde permaneceu preso. Devido aos ferimentos, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro. Após a liberação, ela foi à delegacia para que fossem adotadas as medidas legais.

Leia Mais: Em ação conjunta, GCM de Carapicuíba e Polícia Civil apreendem drogas na Comunidade Porto Vitória

Espaços de acolhimento

Patrulhamento Maria da Penha (1)
A GCM conta uma programação de acompanhamento a vítimas de violência doméstica (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Para combater esses tipos de caso de violência contra mulheres de Carapicuíba, a secretaria municipal de Assistência Social e da Secretaria de Segurança Pública disponibiliza equipamentos públicos específicos para este fim.

Segundo especialistas nesta área, a vítima não pode esperar que a violência chegue a um ponto crítico. Eles orientam que, ao menor sinal de abuso, é imprescindível procurar um ponto de apoio e denunciar o agressor.

O Centro Especializado de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (Crevim), conta com uma equipe especializada para acolhimento e atendimento psicológico e social, além de orientação jurídica.

Ainda nesse setor, a cidade é dotada de uma Delegacia Defesa da Mulher, especificamente para registrar ocorrências e promover investigações sobre os casos.

Leia Mais: Câmara de Carapicuíba aprova projeto que cria Plano de Carreira para a Guarda Civil

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) conta uma programação de acompanhamento a vítimas de violência doméstica. Dentro da Lei Maria da Penha, essa visitação avalia a situação da vítima e garante sua segurança.

Confira os pontos de apoio às mulheres em situação de violência na cidade de Carapicuíba:

CREVIM (Centro Especializado de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência) | Av. Celeste, 186 – Centro | Telefone: (11) 4184-6025

Delegacia da Mulher | Av. Rui Barbosa, 1582 – Centro | Telefone: (11) 4187-7183

Guarda Civil Municipal | João Acácio de Almeida, 150 – Jardim das Belezas | Telefone: (11) 4183-7501

Central de Atendimento à Mulher: 180

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.