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Free flow chega à rodovia Castello Branco em 2027

Sistema, sem praça de cobrança, será implantado em etapas na Castello Branco, Raposo Tavares e SP-029
Sistema de pedágio sem cabine para a cobrança já está em operação em algumas rodovias (Divulgação/Ecovias)

Sistema, sem praça de cobrança, será implantado em etapas na Castello Branco, Raposo Tavares e SP-029

A partir de 2027, a Rodovia Castello Branco começará a adotar o sistema de pedágio por fluxo livre, o chamado free flow. A tecnologia, já utilizada em outras rodovias brasileiras, vai eliminar as tradicionais praças de cobrança, substituindo-as por pórticos eletrônicos que identificam os veículos em movimento e realizam a cobrança de forma automática, sem necessidade de parada.

Além dos pontos onde hoje funcionam as praças, outros três trechos da Castello Branco receberão os novos equipamentos. A transição ocorrerá de maneira sincronizada: os pórticos entrarão em operação e, ao mesmo tempo, as praças serão desativadas. A medida faz parte do contrato de concessão firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Ecovias Raposo Castello.

Para garantir que os motoristas estejam preparados para a mudança, a concessionária promete uma ampla campanha de comunicação. A ação incluirá informações sobre os novos locais de cobrança, as tarifas, as formas de pagamento e os benefícios tarifários previstos no novo modelo.

A modernização também chegará à Rodovia Raposo Tavares, mas em um cronograma mais longo. A implantação do free flow por lá está prevista para ocorrer entre 2031 e 2033, após a conclusão das obras de ampliação das marginais. Esses novos trechos, inclusive, serão isentos de pedágio — uma medida que deve beneficiar os motoristas que utilizam a via para deslocamentos curtos ou locais.

Na SP-029 (rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi ou Estrada da Roselândia), o sistema começará a ser implantado já em 2027, com a última etapa prevista para 2030. Os pórticos acompanharão o avanço das obras da nova ligação entre Cotia e Embu das Artes, um dos principais projetos viários da concessão.

Os motoristas que utilizam TAGs eletrônicas de cobrança automática não terão mudanças na forma de pagamento. Já quem ainda realiza o pagamento manual terá à disposição novas opções digitais.

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