Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasquense conquista título Grande Mestre brasileiro de xadrez

Logo Giro
Osasco possui uma escola dedicada ao xadrez, no centro da cidade (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

O osasquense Renato Quintiliano, de 29 anos, conquistou o título de Grande Mestre brasileiro de xadrez. O êxito foi alcançado no início da tarde do último domingo (27), na etapa final do torneio “Magistral de Osasco 60 anos”. O evento foi promovido pela Escola de Xadrez França Garcia, e contou com apoio da administração municipal, conforme noticiado pela revista ‘Veja SP’.

O enxadrista enfrentou Julia Alboredo, 25, uma das mais fortes jogadoras da modalidade no País. A vitória se deu quando Quintiliano, que jogava com as peças brancas, moveu o cavalo para a casa D6. A ação fez com que Alboredo lhe estendesse a mão e abandonasse a partida.

Para garantir o título na categoria, a competição realizada no Centro de Osasco seguiu de três normas estabelecidas pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). De acordo com a revista “Veja SP”, entre as exigências estão: contar com número de Grandes Mestres na competição, participação de estrangeiros na disputa e desafiante possuir mais de os 2 500 pontos no ranking da FIde – atualmente, Renato já conquistou 2 486.

Com a conquista, o osasquense formado em Tecnologia da Precisão pela Fatec, se torna o 15º brasileiro a ter o título de Grão Mestre. Filho de uma secretária e um caldeireiro industrial e dono de bar, Quintiliano mora em Osasco, no Jardim Turíbio, e começou a jogar xadrez com dez anos. Com 15 anos, ele passou a disputar campeonatos na categoria. Desde 2013, ele trabalha com a modalidade, dando aulas, fazendo transmissões nas redes sociais e escrevendo artigos para publicações especializadas.

Ainda de acordo com a “Veja SP”, Renato será coroado Grande Mestre no próximo congresso da Fide. O evento seria realizado na Rússia em abril. No entanto, devido aos recentes conflitos com a Ucrânia, a festividade foi adiada e a entidade está buscando uma nova sede.

Tradição na região
A Escola de Xadrez de Osasco é tradicional desde os anos 1980 e passou a ser chamada Antônio José França Garcia, em homenagem ao notável enxadrista osasquense. Localizada dentro a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no centro da cidade, o local oferece gratuitamente cursos de alta qualidade e já formou diversos enxadristas renomados. Segundo a “Veja SP”, o município revelou destaques como Roberto Watanabe e Jefferson Pelikian. 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.