giro

Escolas públicas de Barueri, Cotia, Osasco e região adotam sistema de segurança para coibir crimes

Logo Giro
Em Cotia, as imagens do sistema são acompanhadas por uma equipe de segurança no Centro de Comunicação Operacional (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)

As câmeras de monitoramento com tecnologia de ponta permitem que invasores de prédios públicos e possíveis criminosos sejam identificados e detidos por equipes da Guarda Civil Municipal

Com o crescente aumento de tentativas de invasões e roubos em escolas públicas, algumas cidades da Região Oeste da Grande São Paulo, como Barueri, Cajamar, Cotia, Itapevi, Osasco e São Roque, têm investido em equipamentos de segurança, a começar pelo monitoramento por meio de câmeras.

A tecnologia é integrada aos sistemas e controles operacionais das Guardas Civis Municipais (GCM), sendo imediatamente acionada em caso de invasão aos espaços públicos. Por meio da tecnologia, é possível que criminosos sejam rapidamente identificados e detidos. O sistema não substitui as rondas escolares, que continuarão sendo realizadas pelas corporações das localidades.

Instalada no início deste mês em Osasco, a aplicação já demonstrou resultados. Na noite da última sexta-feira (17), um homem foi preso ao tentar furtar objetos e mantimentos de uma escola infantil. Suspeito invadiu a Cemei Fernando Bounaduce, no Jardim das Flores, e o alarme da instituição de ensino disparou. Rapidamente os guardas se dirigiram ao local e capturam o indivíduo.

Desde 2019, Barueri mantém a ferramenta em operação. No total, são duas mil câmeras distribuídas nas mais de 100 unidades escolares do município. Também integram o sistema, totens de segurança instalados nas portas das escolas, que contam com botões do pânico, câmeras e microfones, onde qualquer munícipe pode entrar em contato com a central de monitoramento 24 horas. 

No início de março, Cotia também colocou o sistema em funcionamento. Além do monitoramento interno, as escolas ganharam um totem na parte externa. O equipamento conta com cinco câmeras e um botão de emergência que funciona como um rádio comunicador com conexão direta com a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO). No total, 1.300 câmeras foram instaladas.

Escolas públicas de Barueri, Cotia, Osasco e região adotam sistema de segurança para coibir crimes
Sala de monitoramento em Osasco (Marcelo Deck e Caio Henrique/Prefeitura de Osasco)

Ao GIRO, Prefeitura de Itapevi informou que a cidade, desde 2021, utiliza o sistema de videomonitoramento inteligente, com 780 câmeras instaladas em vias e prédios públicos. O projeto Centro de Operações de Itapevi (COI) é administrado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana da cidade.

“Deste total, 239 atendem o monitoramento de escolas municipais. Desta forma, hoje, todas as 68 escolas municipais de Itapevi são assistidas por Câmaras. As imagens são acompanhadas pelo COI em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana, em conjunto com as demais forças de segurança e agências fiscalizadoras”, explicou a prefeitura.

Receba nossas notícias em seu e-mail