Turismo regional: evento realizado em universidade de Carapicuíba reúne mais de 200 participantes

"Esse encontro aponta soluções para a questão do turismo, setor que sofreu tanto nessa pandemia", diz Jorge Lapas, secretário executivo do Cioeste
Essa foi a primeira de uma série de encontros que ocorrerão nas 12 cidades do Cioeste (Divulgação/Cioeste)

"O Turismo Regional para o Desenvolvimento Econômico e Cultural". Esse foi o tema das palestras que ocorreram em Carapicuíba, na Universidade Estácio de Sá, na quinta-feira, 28 de abril. O encontro reuniu 210 pessoas, entre empresários da cidade, autoridades e alunos do curso de Turismo. O Grupo de Trabalho do Cioeste Turismo esteve à frente da realização do evento.

O evento foi o primeiro do ciclo de mobilizações que ocorrerão nos municípios que compões o consórcio Cioeste. "Tivemos a oportunidade de expor a importância do turismo para o desenvolvimento econômico social e cultural da nossa região. Foi importante colocar o tema para a sociedade civil e a iniciativa privada, para que possamos construir juntos o caminho para a geração de emprego e renda a partir do turismo. Foi de grande valia a contribuição de todos os presentes. Ficamos muito felizes", afirma Evaldo Almeida, secretário de Turismo e Cultura de Carapicuíba e coordenador do GT do Cioeste Turismo.

Uma das palestras foi ministrada por Edson Luiz Pinto, presidente reemposssado do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região (Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares). "Turismo é hospedagem, alimentação, transporte, cultura, lazer, entretenimento, mobilidade, congresso, feira. O setor fomenta outras 52 atividades econômicas dentro dos 26 tipos de turismo", já havia enfatizado Pinto à reportagem do Giro S/A.

"Esse é um evento quailificado, que aponta soluções para a questão do turismo, setor que sofreu tanto nessa pandemia", diz Jorge Lapas, secretário executivo do Cioeste.

Outros encontros, feira e aplicativos
O evento ocorrerá nas 12 cidades do Cioeste, composta por Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Francisco Morato e Caieiras não fazem parte do consórcio, mas entraram no circuito de palestras.

Em setembro está prevista uma feira voltada para o turismo regional em Osasco. "A 1º Expo Turismo reunirá 49 regiões turísticas do estado de São Paulo, que irão expor suas atrações no turismo de lazer explorando características típicas, culturais, gastronômicas, artísticas e religiosas", explica Moreira. As instituições de ensino, entidades e associações dos setores de turismo e de negócios, empresas de tecnologia, pequenos empreendedores e patrocinadores que desejarem participar podem obter mais informações pelo telefone (11) 2424-8170.

Outra ação é a criação do aplicativo "Turismo Na Mão", com todos os eventos que acontecem nos municípios. "Fizemos ainda uma parceria com o Senac para criar roteiros regionais, pacotes, para operadores comercializar", finaliza o secretário.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 10 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://girosa.com.br/