Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Seu bolso: mutirão para renegociar dívidas com bancos ocorre até 31 de novembro

Logo Giro
No último Mutirão, em março, 1.7 milhão de contratos foram renegociados (Divulgação/Freepik)

Podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras participantes. Acompanhe os detalhes

Tem alguma dívida com banco e deseja quitá-la? Até o dia 30 de novembro ocorre o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.

“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhora a sua vida financeira”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

São mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados no período da pandemia, entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado. No último Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que ocorreu de 7a 31 de março, 1,7 milhão de contratos foram renegociados.

Quem pode participar
O mutirão é destinado a pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Na página do mutirão, o consumidor encontrará também um link que irá direcioná-lo a buscar ajuda no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor da sua região.

Como renegociar
O interessado deve acessar a página do mutirão, onde encontrará orientações sobre como organizar suas finanças e conseguir negociar a dívida em atraso. Além disso, o cidadão tem acesso aos canais dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr. O banco tem o prazo de dez dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Na página do mutirão, há também link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar várias informações, como o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.