Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Segundo Procon, preço do mesmo ovo de Páscoa pode variar até 88%

Logo Giro
Ovo nem subiu tanto em um ano, mas é bom pesquisar preços em diferentes locais – Foto: AgBrasil

Um levantamento feito pelo Procon-SP aponta diferença de até 88,4% no preço de um mesmo modelo de ovo de Páscoa. O órgão encontrou uma das novidades do ano, o ovo Surpresa LOL Surprise, de 150 g, da Nestlé, cujo maior preço registrado foi de R$ 74,99 e o menor, R$ 39,80. O Procon-SP divulga os preços e estabelecimentos em seu site.
Inflação
Se à primeira vista o vilão parece ser o ovo de Páscoa, são outros itens consumidos também nessa época que exibem maiores aumentos. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas indica que produtos da ceia de Páscoa tiveram, em média, alta de 13% entre abril de 2018 e março de 2019, muito acima do IPC-10-SP apurado no mesmo período, de 4,6%.
A grande vilã é a batata inglesa, que subiu 74,9% no período e é um dos principais acompanhamentos dos peixes na Sexta-feira Santa. Couve (25,7%), bacalhau (19,3%) e atum (10,4%) também são itens que subiram mais que a inflação. Pescados frescos em São Paulo (alta de 9,3%) estão mais caros do que na média do Brasil (4,7%). Azeite (1,6%) e sardinha em conserva (2,8%) aumentaram menos que o IPC-10.
Os preços podem aumentar ainda mais, dada a alta demanda por peixes ao se aproximar a Semana Santa. E ainda segundo a FGV, houve deflação em outros itens, como ovos de galinha (-0,48%) e vinho (-1,5%).
O levantamento da FGV não contempla ovos de Páscoa. Entretanto, pesquisa do Procon-SP mostra que a iguaria preferida das crianças subiu 5,9% em relação a 2018. Bombons tiveram alta de 7,3% e tabletes de chocolate, 0,77%. E houve decréscimos: preço médio dos bolos de Páscoa caiu -2,1%.

Receba nossas notícias em seu e-mail