Refúgio na Mantiqueira tem boas atrações a turistas

Quem gosta do friozinho e aconchego da serra, mas quer ficar longe da badalação de Campos do Jordão, tem na Mantiqueira uma opção repleta de charme e sossego.

O bairro dos Mellos, que fica a cerca de 20 km do centrinho de Campos do Jordão, está próximo às fronteiras de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí e com alguns recentes investimentos tenta se firmar como um novo circuito turístico.

Só uma parada no Empório dos Mellos já vale a visita. Lá predomina o movimento slow food: você se senta e aprecia o cardápio sem pressa, tomando um vinho ou uma cerveja, ao som dos passarinhos ou de uma música agradável. O restaurante é comandado pelo chef Francisco Lima, que muda o cardápio todas as semanas e faz questão de só utilizar produtos locais – da cerveja ao azeite, por vezes utilizando itens de sua pequena horta no fundo da casa. Apenas o vinho que é de "fora" (uma ótima seleção de nacionais).

Outra parada obrigatória é o Espaço LuzAzul, em frente ao restaurante. O local,idealizado pelo empresário Oskar Kedor, reúne obras de artistas da região. Também realiza oficinas e workshops.

Ali perto, a sorveteria Eisland é outra relíquia: o leite vem da própria fazenda, de gados da raça Jersey.

Se quiser se hospedar nesse paraíso, há várias opções de Airbnb ou no quase exclusivo hotel Botanique, vizinho desse refúgio nas montanhas.

Veja também: