Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Crítica de cinema: Cinco passos de você

Logo Giro

Trama. Cole Sprouse e Haley Lu Richardson têm o desafio de seguir com o relacionamento à distância de cinco passos – Foto: Divulgação

“Precisamos ser tocados por quem amamos quase como precisamos do ar para respirar”. Com a frase que inicia A Cinco Passos De Você, novo romance teen estrelado por Haley Lu Richardson e Cole Sprouse e dirigido por Justin Baldoni, é impossível não se questionar sobre a importância do contato físico nas relações amorosas, fraternas ou parentais.
Stella é uma adolescente de 16 anos que luta conta a fibrose cística, grave doença descoberta na infância. Vivendo em um hospital para tratamento, ela conhece Will, jovem rebelde que também encara o problema, mas prefere assumir a fama de durão em relação à saúde. Quando a paixão acontece, o desafio de manter a distância segura faz o casal criar técnicas para seguir com o relacionamento. Uma delas é permanecer a cinco passos um do outro, evitando assim que a contaminação piore o quadro médico dela.
Não é de hoje que esse combo “amor e doença” faz a cabeça dos espectadores românticos. Embora traga elementos únicos, doses de humor e diálogos marcantes, o roteiro peca pelo excesso de clichês já comuns em romances teen. A antipatia ao se conhecer, a pose de rebelde do garoto charmoso que amolece com a mocinha, o melhor amigo que enche a moça de conselhos sobre amor… Tudo isso embala as quase duas horas de filme, e a similaridade com outros títulos do gênero acaba deixando a trama previsível.
Mas podemos perdoar se o analisarmos como filme feito para emocionar o grande público e lotar salas de cinema, levando em conta ainda o chamariz que é Sprouse, astro que rouba corações na popular série Riverdale e encanta adolescentes com seu charme de garoto malvado. Sua atuação não convence muito o espectador nas cenas de drama, mas as tomadas cheias de humor e romance não deixam a desejar.
Já a jovem Lu Richardson se destaca e arranca lágrimas na mesma medida em que faz o público morrer de rir com seu jeito controlador e certinho. As cenas ao lado do melhor amigo Poe (Moises Arias) são as mais divertidas, já que a descontração em meio à doença faz a dupla convencer de que a amizade e o riso podem ser os melhores remédios.
Mesmo com falhas, A Cinco Passos De Você emociona pela leveza e sensibilidade ao abordar algo difícil como a doença incurável. A história faz o público sair da realidade, mas não o deixa tirar os pés do chão com um romance fantasioso. Pelo contrário, o filme usa contrastes de ficção e vida real de forma equilibrada e acerta ao posicionar suas variadas lições de moral no timing perfeito. Confira a programação em: www.cineclick.com.br.

Receba nossas notícias em seu e-mail