Search
Close this search box.
giro

Rogério Lins assina Declaração de Veneza e Osasco é incluída em projeto internacional

Logo Giro
Assinatura da Declaração de Veneza ocorreu na Sala Osasco e reuniu autoridades (Marcelo Deck/Secom Osasco)

Com a assinatura, o município passa a integrar uma rede internacional de cidades que assumem o compromisso de construir políticas mais acolhedoras para as famílias

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, e o secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar, Marcelo Couto, assinaram, nesta quarta-feira (23), a Declaração de Veneza, incluindo Osasco no projeto internacional “Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis”. A ação integra o compromisso da administração municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Agenda 2030.  

A cerimônia reuniu autoridades locais e contou com a presença do delegado da Federação Internacional para Desenvolvimento das Famílias (IFFD), Rodolfo Barreto Canônico, organização que possui assento no Conselho Econômico e Social da ONU. 

LEIA MAIS: Osasco: Centro de Inclusão digital é inaugurado em Quitaúna

Agora, a cidade passa a integrar uma rede internacional de cidades que expressam o seu compromisso em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias. O projeto visa assegurar que cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, por meio da coordenação efetiva de políticas e investimentos em áreas como habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, meio ambiente, acessibilidade, lazer e turismo, entre outros, às famílias vulneráveis.  

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Rogério Lins fez questão de destacar que das 5,5 mil cidades brasileiras, somente sete assinaram a Declaração de Veneza, e Osasco é uma delas. “Nosso objetivo é deixar uma cidade cada vez mais acolhedora para a família, com mais medidas protetivas e que a gente possa, em todas as políticas públicas, fazer com que a família fique mais forte, mais protegida e possa ir mais longe”., afirmou o gestor.

O secretário Marcelo Couto reforçou que constituir família é um direito reconhecido na Declaração Universal de Direitos Humanos, cujo exercício está diretamente relacionado com as condições que as pessoas encontram no ambiente em que vivem.

“A participação na rede de Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis permitirá ao município de Osasco aprimorar as suas ações, a partir daquilo que vem dando certo em outros lugares, mas também compartilhar com o mundo aquilo que tem sido feito por aqui nas diferentes áreas que afetam a vida das famílias”, destacou. 

Osasco com projeção internacional

Para o delegado da IFFD, Rodolfo Barreto Canônico, o objetivo de qualquer rede de cidades é a troca de experiências e apoio recíproco. “A rede oferece a Osasco projeção internacional, tendo suas ações reportadas à ONU, além de acessar ferramentas que poderão ser importantes para a construção da política pública. Parabenizo a Administração pela adesão”, ressaltou Canônico. 

LEIA MAIS: Osasco: 2ª etapa da Operação Força Conjunta leva oito para prisão

Já o deputado estadual Rogério Santos (MDB) aproveitou para salientar a importância do documento para Osasco. “Esse momento tão especial de assinar a Declaração de Veneza coloca a cidade no cenário internacional no tema família. Nossa meta é atuar cada vez mais no fortalecimento de políticas públicas objetivas”, afirmou. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osasco)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail