Search
Close this search box.
giro

​Curiosidade: conheça o lado musical de Osasco, a capital da moda de viola

Logo Giro
Os músicos do projeto já participaram de gravações de inúmeros discos no Brasil e em outros países como Portugual, Alemanha, Estados Unidos (Divulgação/Freepik) 

A cidade de Osasco possui diversos títulos como “Capital do Cachorro Quente”, “Capital do Vôlei” e também a pouco conhecida “Capital da Viola”. A nomeação foi oficializada em maio de 2009, por meio do projeto de Lei estadual 13.547/2009, que reconheceu e homenageou um importante local do município, a Casa do Violeiro do Brasil.

Localizada na rua Libero Carnicelli, 459, no Jardim Ypê, o espaço foi criado em 10 de fevereiro de 1971 pelo maestro Tenente Marino Cafundó de Moraes (1922-2010). O músico também foi fundador, em 1969, da Orquestra do Violeiro e regente do Coral Santa Cecília da cidade.

“Com sua fundação oficial, foi possível a profissionalização dos músicos da Orquestra de Violeiros de Osasco”,explicou a assessoria do espaço, através de uma publicação no site do empreendimento. “A Casa dos Violeiros do Brasil tem como objetivo, desde sua fundação, o congraçamento dos artistas sertanejos e a defesa da música, da dança e do folclore brasileiros”, completam.

O espaço foi criado em 10 de fevereiro de 1971 pelo maestro Tenente Marino Cafundó de Moraes (Divulgação/Reprodução Facebook) 

Os músicos do projeto já participaram de gravações de inúmeros discos no Brasil e em outros países como Portugual, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, entre outros. Dom Agnelo Rossi, arcebispo de São Paulo, entregou um exemplar ao Papa Paulo VI, quando foi para a Itália.

Em 1978, apresentou-se acompanhando Sérgio Reis, Tonico e Tinoco e Cacique e Pajé no Teatro Municipal de São Paulo. Em julho do ano seguinte, cantaram pela primeira vez “Ave Maria”, com presença das TV Cultura e Rede Globo. Além disso, uma caravana de 146 violeiros, rumo a segunda Missa do Violeiro do Brasil, em Aparecida do Norte, e posteriormente em todo o Brasil foi um dos grandes feitos da Casa do Violeiro como entidade de folclore nacional.

O projeto de Lei que oficializou Osasco como a “Capital da Viola”, teve autoria do ex-deputado estadual Marcos Martins (PT). De acordo com o site do político, no ano de 2005, “Osasco, Capital da Viola” foi título do Trabalho de Conclusão de Curso, na Fundação Instituto de Tecnologia de Osasco (FITO), da graduada em Jornalismo Cristina Vânia dos Anjos, sob orientação do Professor Renato Vaisbih. 

Receba nossas notícias em seu e-mail