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Crítica de Cinema: Dumbo

​Tim Burton na direção, cineasta que usa e abusa do universo sombrio para contar suas histórias.
Felizmente, Tim Burton ameniza a temática sombria e apresenta uma nova adaptação – Foto: Disney

Quando a Disney anunciou que faria um live-action de Dumbo, muitas dúvidas pairaram os fãs da animação lançada em 1941 sobre um elefantinho orelhudo que tinha o poder de voar, principalmente por trazer Tim Burton na direção, cineasta que usa e abusa do universo sombrio para contar suas histórias. No entanto, sua escalação foi um dos maiores acertos nessa época de resgate nostálgico.

A sensibilidade do diretor em abordar o esquisito traz uma peculiaridade ao personagem que sofre para ser aceito. Há sentimento e doçura sem deixar de lado os pontos cruéis que são temas do desenho original.

Ambientada em 1919, a trama acompanha o ex-artista de circo Holt Farrier (Colin Farrell) que retorna da 1ª Guerra Mundial após perder um braço. O local comandado por Max Medici(Danny DeVito) está em dificuldades, e Farrier, juntamente com os filhos Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins), é colocado para cuidar de um elefante recém-nascido com orelhasgigantescas e que tem a habilidade de voar. A novidade desperta o interesse do ganancioso V.A Vandemere (Michael Keaton), dono de um famoso parque de diversões.

Trazendo muita modernidade visual e cenas de tirar o fôlego – principalmente durante os voos do elefantinho – a trama insere cenários multicoloridos e uma fabulosa interação de Dumbocom os humanos. Não há efeitos grotescos ou algo que desfoque a fantasia do espectador em acreditar que o animal estava mesmo presente nas gravações. Ao contrário de sua primeira versão, o filhote não é falante e se comunica com olhares tristes ou esperançosos que refletem bem o que ele quer dizer aos novos amigos.

O foco em Dumbo permanece no desafio de ser aceito e na incansável vontade de reecontrara mamãe Jumbo. E a dupla de crianças rouba a cena com a pureza da grande amizade com o elefantinho e despertam a simpatia do espectador.

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