O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) iniciou ontem (27) força-tarefa de fiscalização do exercício profissional em Cajamar, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo conselho.
Em parceria com as prefeituras, até o dia 1° de outubro está prevista a realização de 120 diligências em serviços e obras de engenharia, agronomia e geociências nesses municípios. A ação terá como foco postos de combustíveis, empresas de grande e médio porte sem responsável técnico, obras de grande empreendimento, obras aleatórias e denúncias protocoladas nas unidades dos municípios. Nove agentes fiscais do Crea-SP participam da operação.
No primeiro semestre deste ano, o Crea-SP registrou cerca de 105 mil ações fiscalizatórias. A expectativa é alcançar 200 mil até dezembro de 2021. De 2015 a 2020, as ações de fiscalização cresceram em torno de 300%. O aumento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o estado de SP.
Leia também
O conselho está presente nos 645 municípios do estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas cadastradas. A autarquia federal é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas engenharias, agronomia e geociências. Com isso, o resultado é a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.