giro

Cotia e Jundiaí: ação contra máfia dos remédios; prejuízo passa de R$ 25 milhões

A Polícia Civil,cumpriu mais de 100 mandados em cidades como Cotia, Jundiaí, e a capital contra falsificação de remédios; saiba mais do caso
remédios falsificados cotia e jundiai
A equipe da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Divulgação/SSP-SP)

A Polícia Civil de São Paulo desmontou um esquema de falsificação de remédios emagrecedores e anabolizantes. Ao todo, a megaoperação deflagrada nesta terça-feira (5), cumpriu 85 mandados de busca e apreensão, 35 de prisão em São Paulo e outros 11 estados brasileiros.

Entre as cidades da cobertura do Giro S/A, Cotia e Jundiaí foram alvos das ações. Foram cumpridos mandados na capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a equipe da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco) acompanhou as atividades criminosas por mais de um ano. Houve ainda quebra de sigilo das redes sociais e da conta bancária da empresa, que atuava em Cotia, Jundiái e outras cidades.

Cotia e Jundiaí alvo da máfia dos remédios

Durante as investigações, policiais se passaram por clientes para constatar a fraude promovida pela empresa clandestina. Os envolvidos, além de produzirem os medicamentos ilegalmente, ainda vendiam os produtos pela internet aos clientes sem a apresentação de receita médica de controle especial

“Recebemos denúncias do setor de fraudes de plataformas digitais que essa organização estaria produzindo e vendendo ilegalmente produtos medicinais sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já no começo da investigação constatamos a ilegalidade, mas fomos recolhendo mais provas”, disse o delegado Ronald Quene, responsável pelas investigações.

Foram empenhadas 255 equipes compostas por três policiais cada (Divulgação/PMESP)

De acordo com os dados extraídos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), os suspeitos conseguiram movimentar R$ 25 milhões nos últimos cinco anos com as atividades ilegais. 

As informações obtidas contra a empresa foram embasadas em um inquérito encaminhado ao Poder Judiciário, que expediu os mandados de busca e apreensão e prisão.

Todos os departamentos de Polícia Judiciária de cada região prestam apoio. Foram empenhadas 255 equipes compostas por três policiais cada.

Além de Cotia e Jundiaí, demais ordens judiciais são cumpridas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, novas fases da investigações poderão ocorrer. Os objetos e materiais apreendidos passarão por perícia cietífica, para aprofundar mais informações sobre o esquema criminoso, que representa riscos à saúde pública.

*com informações do portal Viva Cotia.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.