Segundo o órgão federal, as fiscalizações ocorreram entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, onde foram verificados o atendimento, fornecimento e se os padrões de qualidade estão sendo cumpridos
Em mais uma ação para fiscalizar o mercado de combustíveis, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), autuou dois postos de combustíveis no município de Cotia, por operação inadequada. As informações foram divulgadas na última segunda-feira (5) pela ANP, no site do governo federal e apuradas pela reportagem do GIRO.
Segundo o órgão federal, as fiscalizações ocorreram entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em 13 estados brasileiros, passando por todas as regiões do País. Nas ações, os fiscais verificaram se as normas da Agência – como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e documentação adequados – estão sendo cumpridas.
Além disso, a ANP verificou se informações estão sendo prestadas de forma correta ao consumidor, o cumprimento do Decreto nº 11.121/2022 – onde se tornou obrigatória a exibição dos preços dos combustíveis líquidos –, o preço atual, entre outras questões.
Leia também
Em Cotia, dois postos foram autuados por possuírem termodensímetro – objeto que indica a qualidade do álcool – sem operar adequadamente em bomba de etanol hidratado. Segundo o portal de notícias “Cotia & Cia”, um dos estabelecimentos autuados foi o Auto Posto George, localizado na Avenida Marginal, 429, Parque São George. Enquanto o outro, foi o Mari Manos Auto Posto, localizado na Avenida João Paulo Ablas, 233, Jardim da Glória.
Em todo o estado de São Paulo foram inspecionados 31 postos de combustíveis, uma revenda de combustíveis de aviação, três revendedores de lubrificantes, duas distribuidoras de GLP, duas distribuidoras de combustíveis, um produtor de lubrificante acabado, um coletor de óleo lubrificante acabado e um rerrefinador.
Além de Cotia, a ANP esteve nos municípios de Bauru, Cotia, Itaquaquecetuba, Lençóis Paulista, Ribeirão Preto, São Carlos, São Manuel, São Paulo e Taboão da Serra.