Com apenas uma ligação, o golpista pode realizar compras no seu cartão de crédito; saiba mais
Um dos golpes mais comuns é o Golpe do Falso Motoboy, onde criminosos se passam por funcionários de bancos para recolher cartões de crédito supostamente bloqueados. Confira, abaixo, como se prevenir desta ação fraudulenta.
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Golpe do Falso Motoboy: como funciona?
O golpe começa com uma ligação do fraudador – que não é o oficial da instituição financeira. Ele se passa por um funcionário, dizendo que precisa confirmar uma transação suspeita em seu cartão de crédito.
Após você desconhecer a compra, o falso atendente avisa que o cartão foi bloqueado por medida de segurança e que o banco já emitiu um novo. Em seguida, ele pede para você digitar sua senha e transfere para uma falsa central telefônica, que vai capturar a senha digitada. Além disso, o golpista pede que você quebre o seu cartão de crédito no meio, mas sem danificar o chip.
Então, ele oferece um serviço exclusivo para a retirada do cartão, via motoboy. Um falso funcionário vai até sua residência fingindo ser um motoboy do banco e retira o cartão para utilizá-lo em compras fraudulentas.

Recomendações para não cair no golpe
- Bancos não recolhem cartões de crédito, nem aqueles que estão vencidos ou inutilizados. Por isso, jamais entregue o seu.
- Não forneça e nem digite no teclado do telefone a senha ou os dados do seu cartão. Atendentes de instituições bancárias não solicitam essas informações em ligações.
- Se você deixar de utilizar ou cancelar um cartão, sempre corte o chip, impedindo que fraudadores consigam usá-lo.
Fique atento a estes sinais!
- Na maioria dos casos, o estelionatário pede para o cliente ligar no telefone que está no verso do cartão, dando mais credibilidade ao golpe.
- Eles sempre ligam para um telefone fixo, pois assim conseguem “segurar” a ligação.
Cai no golpe: e agora?
Acesse o aplicativo do seu cartão de crédito e verifique se existem compras não reconhecidas. Mesmo que não tenham, o ideal é bloquear o cartão. O bloqueio pode ser feito no próprio aplicativo.
Ligue para a Central de Relacionamento e informe o ocorrido. Eles tomarão as medidas necessárias para contestar as compras não reconhecidas e solicitar um novo cartão.
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