Search
Close this search box.
giro

Combate à Aids: Barueri, Jandira, Cotia e Osasco adiantam testes e tratamento no mês de dezembro

Logo Giro
Campanha nacional “Dezembro Vermelho” reforça a importância da prevenção da doença (Divulgação/Secom Barueri)

Ações fazem parte da campanha “Dezembro Vermelho”, mês escolhido para simbolizar a luta contra a doença, que tem apresentado queda desde o ano de 1995

Em 1º de dezembro foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data na qual o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que reforça a importância da prevenção da doença que ainda não tem cura.

Embora o número de pessoas que desenvolveram a Aids esteja em queda no Brasil, de acordo com Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (em 2021 havia 40.880 casos, enquanto até junho de 2022 foram 16.703), a infecção por HIV entre homens jovens, entre 14 a 29 anos, registrou um leve aumento entre 2011 e 2021, de 6.641 ao ano para 7.979. Mesmo com os tratamentos mais eficazes, esses números alertam sobre a necessidade da conscientização e da importância do uso de métodos preventivos, como a camisinha, entre outros de prevenção combinada.

No estado de São Paulo, dados divulgados no final do mês de novembro pela Fundação Seade do Governo Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, mostram que a mortalidade por Aids caiu 78% desde 1995, quando ocorreu o pico de mortes pela doença.

Os números de 1995 apresentavam 7.739 óbitos, sendo 5.850 entre os homens e 1.889 entre as mulheres, contra 1.719 em 2021, com 1.237 entre a população masculina e 482 na feminina. As taxas de mortalidade por Aids apontam visível queda em todas as regiões, com comportamentos diferenciados entre elas. No estado de São Paulo, ocorreram 22,9 óbitos por 100 mil em 1995, 7,6 em 2010 e 3,8 em 2021.

Combate na região
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, do dia 1º ao dia 7 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo, em parceria com 642 municípios, distribuiu 200 mil testes para detecção de HIV e Sífilis, nos locais definidos pelas cidades. Foram aproximadamente 900 ações em todo território Estadual com participação de 4000 unidades de saúde.

Nas 12 cidades da Região Oeste da Grande SP, que integram o consórcio de municípios Cioeste*, as ações foram pontuais, mas os cuidados com os infectados com HIV nas unidades de saúde regionais continuam. Especificamente em quatro municípios, que são Barueri, Jandira, Cotia e Osasco, as iniciativas já aconteceram. Dia 3, houve testagem de HIV, sífilis e hepatites na estação ferroviária da CPTM Antônio João, em Barueri, também com distribuição de material informativo e preservativos. Ainda no dia 3, a prefeitura de Jandira, fez testes e realizou orientações no Ambulatório Médico de Especialidades da cidade.

Em Osasco, entre os dias 1º e 7/12, aconteceu a Semana de Combate à Aids, com testagens rápidas, orientação e encaminhamento em várias localidades.

Já Cotia, além de mobilizar a população, promovendo uma ação específica no dia 3, também realizou a 15ª Campanha Fique Sabendo de 1º a 7/12, intensificando a orientação e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), inclusive com encenações elucidativas do tema.

Outras cidades, como São Roque, ainda estão realizando atividades voltadas para a luta contra a Aids. Nesta cidade a campanha Fique Sabendo, acontece até sexta (9) na Vigilância Epidemiológica de São Roque e no Centro de Saúde de São Roque, oferecendo gratuitamente testes de HVI e Sífilis para toda a população, das 8 às 15h, bastando ir a um dos locais e apresentar um documento original com foto.

*Cidades da região metropolitana: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail