O Ponto MIS exibe neste sábado (11), o documentário afegão ” Em nome do meu povo” de Rodrigo Gui. O projeto foi criado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e busca trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. Os municípios de Barueri e Cotia apoiam o projeto.
Nesta produção, somos apresentados a afegã Malalai Joya, ativista por justiça social, direitos humanos e diretos da mulher, que luta por paz, união dos povos e democracia em seu país. Nomeada em 2009 pela BBC “a mulher mais corajosa do Afeganistão“, ela denuncia as invasões sofridas pelo país e a atual situação do povo afegão, que é reforçada por depoimentos de famílias que viveram as guerras e entrevistas com especialistas e ativistas internacionais sobre a história e o futuro do país.
Esta sessão é realizada em parceria com a ICine, fórum de cinema do interior paulista que visa criar uma dinâmica que dê conta da origem e do destino do audiovisual produzido no estado de São Paulo.
O filme fica disponível online de sexta-feira (10) a partir das 18h a domingo (12) por meio deste link, e o bate-papo sobre ele, que acontece no canal do MIS no YouTube, conta com a presença do diretor Rodrigo Guim e de Victor Fish, articulador do ICine. A mediação é da Giuliana Monteiro, diretora e roteirista.
Confira abaixo o trailer de “Em nome do meu povo”.