Um dos setores dentro do mercado imobiliário que mais crescem é a área digital. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o segmento começou de forma simples e ganhou força em 2020, após o início da pandemia do coronavírus. Entre as startups que mais se destacam estão a QuintoAndar e a Loft.
Em operação desde 2013, o QuintoAndar está presente em 34 municípios e cidades do Estado de São Paulo. Segundo a revista “InfoMoney”, em 2021, a companhia era avaliada em US$5,1 bilhões de dólares (R$ 23,9 bilhões). A empresa focada em venda e locação de imóveis tem produtos listados em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba.
“Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e desde janeiro chegamos a mais de 15 cidades. Nossa missão é levar a melhor experiência em moradia a todo o Brasil e estamos em constante expansão para concretizá-la”, explicou a empresa à reportagem.
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Com valor de mercado estimado em US$ 370 milhões de dólares, a Loft ainda não possui operação em cidades da Região Oeste da Grande São Paulo. No entanto, a empresa informou que estuda expandir sua atuação “No momento apropriado, os nossos próximos movimentos serão anunciados”.
Além disso, a Loft explicou que a escolha de um imóvel para compra é muito particular, dependendo do contexto familiar ou o momento de vida de cada um, sendo necessário considerar o médio e longo prazo.
“É importante considerar o funcionamento do dia a dia no trabalho, na escola (no caso de famílias com crianças), e avaliar quais regiões da cidade e características que fazem mais sentido de acordo com estes hábitos. A maior parcela dos usuários que acessam nosso site prioriza as cinco primeiras características como bairro de interesse, preço do apartamento, quantidade de quartos, vagas na garagem e área do apartamento”, afirmou a Loft ao Giro S/A.
Inovações e gratuidade
À reportagem, a QuintoAndar explicou que para melhorar a experiência dos clientes, a empresa constatou que cerca de 40% dos imóveis não estão precificados de acordo com a realidade do mercado. Em virtude disso, a startup programou a ferramenta Preço Certo.
“No momento em que o proprietário publica o imóvel, mostra a ele uma seleção de valores de contratos fechados recentemente na mesma região, de residências com o mesmo perfil – eliminando o fator especulativo que ele teria se pesquisasse pelo preço de anúncios, que geralmente sofrem descontos”.
Já a Loft, oferece aos seus proprietários e parceiros imobiliários a opção de podem anunciarem apartamentos no site gratuitamente para venda. A companhia também atua na frente de financiamento imobiliário, com apoio de especialistas que cuidam de toda a negociação de taxas com os principais bancos do mercado.
“A Loft também oferece a assessoria imobiliária sem custo, além de uma ferramenta exclusiva de precificação, que calcula preços para um imóvel com base em transações realizadas, e não em valores anunciados no mercado. Na prática, isso ajuda o proprietário a vender mais rápido e o comprador a pagar o melhor preço, porque a diferença entre o valor pedido e o valor pago de fato pode chegar a 25%”, explicou a instituição.
Além disso para o ABC e Guarulhos a companhia possui o programa Indica Loft, no qual pessoas físicas podem indicar apartamentos residenciais para serem anunciados no site da empresa. Se a pessoa proprietária do imóvel autorizar a inclusão do anúncio de venda no marketplace, quem fez a indicação ganha um bônus de R$ 500.