Destaque 

Vizinhança Solidária: Programa chega a cidades

Foto: GIRO S/A

Em Barueri e Santana de Parnaíba (no bairro Cururuquara), o Programa Vizinhança Solidária (PVS) da Polícia Militar começou a ser implantado. "A comunidade se organiza em prol da sua própria segurança e ajuda a polícia a protegê-la", afirma a tenente-coronel Adriana Ribeiro, comandante do 20º Batalhão, que esteve com o capitão Paulo Freitas, comandante da 2ª Companhia, na Sociedade Alphaville Tamboré para apresentar o programa.

Cleonice Fazolin, tutora do Semiramis, Cotia, ressalta que o bairro não teve Boletim de Ocorrência de assalto por 15 meses. "Em setembro é que tivemos dois roubos de celular. As ocorrências reduziram em torno de 96% nos últimos 18 meses." Segundo Maria Goreti Camarano, presidente do Conseg Granja Viana, as saídas dos km 21 ao 30 da Rodovia Raposo Tavares possuem grupos do PVS.

Em Osasco, a Base Comunitária de Segurança na Vila dos Remédios, do 42º Batalhão da 1ª Cia, tem o programa desde 2016. "Crimes caíram mais de 70%", diz o cabo Claudemir de Souza. Por grupos no WattsApp, com coordenação da polícia, o morador que notar algo errado com a rotina de um vizinho ou movimentação estranha, alerta o grupo. E, se necessário, a polícia é acionada.

Veja também: