Destaque 

Prefeitos da região Oeste se reúnem para discutir vinda do novo Ceagesp

Cioeste. Consórcio da região Oeste conta com dez cidades: discussão de assuntos em comum - Foto: Edivaldo Santana/GIRO S/A

Na terça-feira, 2, o Cioeste reuniu prefeitos e autoridades para apresentar um dos projetos voltados para o Novo Ceasa.

Segundo estudos da Fral, empresa que apresentou proposta, o Ceagesp gera hoje 15 mil empregos diretos. No novo local, aumentaria para mais cerca de 10 mil. Outro ponto enfatizado foi a arrecadação de ICMS por parte de Carapicuíba, de atuais R$ 71 milhões para R$ 426 milhões (estimativa). "Representa aumento de 5 vezes na arrecadação", acrescenta Rodrigo Oliveira, diretor-presidente da Fral. Em Barueri estima-se aumento de 42%.

A região permite uso de três modais: ferroviário, hidroviário e rodoviário. A Cetesb já apontou que a remediação e recuperação dessa área tem vocação para centro logístico. "O melhor do projeto é a possibilidade de aumentar a receita de Carapicuíba. Através do emprego se melhora a inclusão social e a infraestrutura. Pode-se construir UBS, quadras e áreas de lazer. O Estado melhoraria o transporte de passageiros e de cargas. Há um estudo para implantação de VLT", diz o promotor Marcos Lyra.

Marcos Neves (PV), prefeito de Carapicuíba, ressaltou que a área ao lado da Cohab, antigo lixão, e duas áreas particulares, de 250 mil m², podem ser utilizadas. "Haverá viaduto e passarela. Conseguimos implementação desse projeto em até 3 anos", afirma, empolgado.

Celso Itiki (PSD), vereador de Cotia e permissionário do entreposto, disse que o projeto é o que gera menor impacto na mudança. "A distância do atual Ceagesp para cá é de apenas 7 km."

Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, o governo do Estado quer resolver este ano a questão do novo Ceasa. "Estamos fazendo uma avaliação dos estudos e quanto custarão as desapropriações para o Estado", diz Vinholi. 

Rubens Furlan (PSDB), prefeito de Barueri, sugeriu marcar uma reunião dos prefeitos com o governador João Doria (PSDB). "Vamos mostrar que esse seria um grande centro de investimento da nossa região", enfatiza Furlan.

Igor Soares (Pode), presidente do Cioeste e prefeito de Itapevi, elogiou o projeto e disse que o consórcio quer conhecer também o outro projeto, localizado em Parnaíba. "Vamos lutar pelos dois projetos para que o Ceagesp venha para nossa região", afirma Soares. Ao todo são quatro propostas.

Veja também: