Destaque 

Osasco pode ter chuva muito forte neste domingo, alerta Defesa Civil

​A Defesa Civil de Osasco emitiu, na manhã deste domingo, 06, um alerta laranja, o segundo mais grave em uma escala com três níveis, sobre a possibilidade de chuva forte com alta precipitação entre 50 mm e 100 mm que pode causar enchentes, deslizamentos de encostas e ventos fortes durante a tarde e noite de hoje. 

“Defesa Civil Osasco - Alerta Laranja, acumulado de chuva de 50 mm/100 mm para hoje. Risco de deslizamentos de encostas, transbordamento de rios em áreas de riscos”, alerta o órgão municipal.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a frente fria começa a perder força e as temperaturas voltam a subir. Durante a tarde ocorrerão pancadas de chuva, que devido ao calor, serão de curta duração, intensidade forte, acompanhadas de trovoadas e ventos fortes.

“Se em 1 m² chover pelo menos 25 mm por hora, a chuva é considerada forte e merece uma atenção maior. Os parâmetros de intensidade são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, a chuva é considerada fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte”, explica, Valdo Marques, professor titular do Laboratório de Meteorologia da UENF.

Para reduzir os danos causados pela condição meteorológica adversa em virtude de chuvas intensas, o Inmet aconselha que o cidadão coloque móveis e utensílios em lugares altos, desligue aparelhos elétricos e, ao observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais.

Veja também: