Especial de Aniversário: Carapicuíba se destaca como cidade empreendedora

Município passou a chamar a atenção dos investidores e, hoje, figura no ranking das mais empreendedoras do Brasil deixando de lado o estigma de cidade dormitório
Cidade figura no ranking das 100 mais empreendedoras do Brasil (Uelson Henkell/Giro S/A)

No sábado (26), Carapicuíba completa 57 anos de emancipação. Com pouco mais de 34 mil km², segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 405.375 habitantes e terá para o ano de 2022 uma receita de pouco mais de R$ 750 milhões. Com fácil acesso à rodovia Castello Branco e ao Rodoanel, o município tem conseguido atrair grandes investidores. Em um recente levantamento feito pela Escola Nacional de Administração Pública, a cidade figura entre os 100 municípios mais empreendedores do Brasil.

Carapicuíba foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Padre José de Anchieta, por volta de 1580, para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.

Em 1928, já era distrito policial. Na década de 1930, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.

Em 1948, Carapicuíba foi elevada à categoria de Distrito de Paz, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856, quando deixou de pertencer ao município de São Paulo, que ainda reteve parte das terras, hoje atual Cohab. Mais tarde, em 1949, integrou-se ao recém criadomunicípio de Barueri, como um de seus distritos. Após um período de batalha pela emancipação, em 26 de março de 1965, Carapicuíba torna-se município.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://girosa.com.br/