Defesa Civil decreta estado de alerta devido ao tempo seco em SP

calor_sao_paulo

A Defesa Civil Municipal da capital paulista decretou estado de alerta para baixa umidade do ar, que atingiu valores em torno do 20% na tarde de hoje (11).

Os termômetros das estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura registraram 34ºC.

De acordo com o centro, as condições meteorológicas do momento – tempo seco e altas temperaturas – dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar nos centros urbanos. No final do dia, a chegada da brisa marítima deve ajudar a melhorar um pouco os índices de umidade, mas não há condições para chuva na Grande São Paulo.

As recomendações da Defesa Civil, em casos de ondas de calor e pouca umidade, incluem: evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11 às 17 horas), permanecer em locais protegidos do sol, evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas; e umidificar o ambiente.