Avenidas de Osasco lideram casos de furtos de celulares

Celulares são alvo dos bandidos - Foto: Freepik

A avenida dos Autonomistas, rua Dona Primitiva Vianco, ambas em Osasco, e Inocêncio Seráfico, em Carapicuíba, são as campeãs em furtos de celulares (sem uso de violência) na região Oeste no 1º semestre do ano. Ao todo, 2.890 celulares foram furtados contra 2.820 (2,5%) no mesmo período de 2018.

A avenida dos Autonomistas registrou 154 ocorrências, grande parte entre Vila Yara e rua AntonioAgu, região Central de Osasco, seguido pela D. Primitiva Vianco.

"O grave fato é que continua sendo problema de difícil solução. Os celulares são objetos de fácil circulação ilícita, repassados rapidamente a receptadores sem deixar rastros, ao menos na grande maioria das vezes. Isso, aliado à ausência de uma cultura de bloqueio efetivo de aparelhos roubados e furtados, e por vezes nem mesmo do registro do fato, faz com que esse tipo de crime siga em alta, permanecendo grande desafio aos órgãos de segurança pública", diz o pesquisador em segurança, Fabrício Rabelo.

Já roubo de celulares teve redução nos casos no 1º semestre, indo de 7.776 para 6.636 (-14,7%) ocorrências. Em nota, a SSP diz que intensificou ações. "A Polícia Civil realiza diversas operações, como a 'Mobile', que investiga a procedência de celulares apreendidos e crimes de receptação. Em Carapicuíba, foram apreendidos 62 aparelhos", informa por nota.

Veja também: