Aluno de Alphaville vence Olimpíada de Economia

Foto: Divulgação

Entender de economia para muitos é tarefa ingrata. Mas para cinco estudantes de São Paulo valeu prêmio. Eles participaram da Olimpíada Internacional de Economia, na Rússia, organizada pela High School Economics.

Voltada a estudantes do Ensino Médio, a IEO foi realizada pela primeira vez, em setembro, reunindo 15 equipes de 13 países. O resultado classificou em 1º lugar geral a Letônia, depois Rússia e, em terceiro, Brasil, com empate técnico com Cazaquistão.

Marcio Akira Imanishi de Moraes conquistou medalha de ouro, enquanto Henrique Lasevicius, a prata. Ambos estudam no Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado. O grupo ainda conquistou o troféu de 3ª melhor equipe.

Para a primeira fase classificatória, Marcio e Henrique estudaram conceitos de micro e macroeconomia, educação financeira e comportamental, além de história econômica. "Mostramos como seria um banco para jovens", explica Henrique.

Apesar dos resultados, o vencedor Marcio de Moraes, que mora em Alphaville e está no 3º ano, quer cursar engenharia mecatrônica ou da computação na Poli ou ITA. "Eu não tenho especialidade na área de economia, mas acho comportamental mais interessante", diz. "Na competição aprendi sobre economia e foi uma oportunidade de conhecer pessoas de outros países e culturas, melhorar o inglês, visitar empresas e até aprender mais com Eric Maskin, Nobel de economia de 2007", afirma.

Veja também: