Antes de seguir para sanção do prefeito Rogério Lins, a proposta deve passar por nova votação no plenário do Poder Legislativo
Foi aprovado, em primeira discussão, no plenário da Câmara de Osasco, uma proposta que visa a implantação de medidas de orientação e prevenção ao feminicídio (assassinato de mulheres). Antes de seguir para sanção do prefeito Rogério Lins (Podemos), a medida precisa passar por uma segunda análise dos vereadores, fato que deve acontecer na próxima sessão ordinária.
Segundo o texto, será instituído o Dia e a Semana Municipais de Combate ao Feminicídio. “Esse projeto é muito importante, é um tema que a gente precisa trazer para a discussão todos os dias aqui”, comentou a vereadora Elsa Oliveira (Podemos).
LEIA MAIS: Câmara de Osasco aprova projeto que combate prática do etarismo
A data será celebrada na semana do dia 9 de março, por meio de ações de conscientização, prevenção e orientação sobre feminicídio. A vereadora Juliana da Ativoz (PSOL) lamentou os casos de violência e a cultura do machismo que, segundo ela, cria uma espécie de “sentimento de posse” do homem em relação à mulher.

“Quando a gente fala de combate, estamos falando de prevenção e a prevenção vem através de informação”, completou a líder do governo na Casa e Procuradora da Mulher da Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL).
Segundo a vereadora, o projeto foi criado por intermédio da Secretaria-executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, a partir de discussões coletivas que envolvem a Câmara e organismos de proteção à mulher.
A proposta do Executivo tem como objetivo promover ações de mobilização, palestras, eventos e debates, para que as mulheres tenham acesso a informações sobre o tema.
Guardiã Maria da Penha em Osasco


Em 2020, a cidade de Osasco aderiu oficialmente ao Projeto Guardiã Maria da Penha, política pública formatada pelo MPSP para o combate à violência de gênero. O Projeto Guardiã Maria da Penha consiste na utilização da Guarda Municipal na proteção a mulheres vítimas de violência de gênero que obtiveram medidas protetivas contra o seu agressor.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.