Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em Barueri, vereador critica qualidade do serviço da Benfica

Logo Giro
A empresa Benfica voltou a ser criticada pelos vereadores de Barueri (Marco Miatelo/Câmara de Barueri)

Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Fabião listou os problemas no serviço de transporte e disparou: “O nome da empresa deveria ser ‘Bem Não Fica'”

A qualidade do serviço prestado pela empresa de transporte Benfica, na cidade de Barueri, voltou a ser tema de debate na sessão ordinária desta terça-feira (26) na Câmara Municipal. Desta vez, o assunto foi levado à tribuna pelo vereador Fabião (PSDB), que reivindica, além da qualidade no serviço prestado e melhoria no tempo das viagens, uma nova frota de ônibus com ar-condicionado para os usuários.

LEIA TAMBÉM: Vagas em Barueri: 18 postos com salário até R$ 2,4 mil

O vereador fez questão de iniciar sua fala lembrando que ele não é o único que tem apontado as falhas da empresa que tem a concessão do transporte público, mas que outros parlamentares também fizeram e não obtêm o retorno da empresa.

“Tem algum vereador que já fez alguma reivindicação junto à Benfica? Algum parlamentar que já reclamou de linha ou das condições do serviço? Vocês tiveram alguma devolutiva dessa empresa?”, questionou o vereador Fabião.

Em Barueri, vereador critica qualidade do serviço da Benfica
Vereadores questionam a falta de retorno da empresa Benfica em Barueri (Divulgação/PMB)

População reivindica melhoras no transporte em Barueri

Ainda na tribuna, Fabião apontou a falta de condições nos coletivos para circular. Ele mencionou inclusive as condições dos motoristas que circulam pela cidade em ônibus que não possuem ar-condicionado.

“A tarifa é cara, se comparada com São Paulo. Nossa tarifa é de R$ 5,30. Circulei pelos coletivos da nossa cidade, e foi em um dia que não estava tão quente, conversei com os usuários e precisamos de uma atuação para melhorar o nosso transporte. Teve uma moça que entrou comigo e começou a passar mal, devido ao problema de pressão arterial”, apontou.

Em Barueri, vereador critica qualidade do serviço da Benfica
Vereador Fabião foi o autor das recentes críticas ao transporte público de Barueri (Divulgação/CMB)

O parlamentar ainda lembrou que a empresa ganha um alto valor e que precisa investir em um transporte de qualidade. “Já que a empresa não atende a população com qualidade, ela que pelo menos isente a população das tarifas aos finais de semana. Não podemos mais nos calar; a empresa precisa se adequar, caso contrário, vamos abrir espaço para outras empresas oferecerem opções aos usuários”, completou.

Fabião contra a Benfica em Barueri

O parlamentar ainda fez questão de dizer que pretende ingressar no Ministério Público, caso a empresa não tome providências.

“Torno essa questão minha bandeira. Se fosse em outros lugares, a população já teria feito uma reivindicação grande. Esta é uma empresa privada que não está fazendo um favor ao município. Não podemos ficar esperando pela boa vontade deles; portanto, se não houver retorno, vou procurar o Ministério Público contra a Benfica, mas o nome da empresa deveria ser ‘Bem Não Fica'”, disparou.

O vereador Roberto Mendonça (Solidariedade), que já trabalhou no transporte público da cidade, ratificou a necessidade de melhorar o serviço para os usuários e trabalhadores.

“Trabalhei por 14 anos no transporte. E o calor, tanto para quem utiliza quanto para quem trabalha, é muito grande. Temos que exigir um serviço de melhor qualidade para a nossa população. Neste sentido, conte comigo nesta luta”, garantiu o parlamentar.

Barueri: críticas ao transporte público são constantes

Na semana passada, alguns vereadores utilizaram a tribuna e o microfone de aparte para criticar a empresa. Entre as críticas dos vereadores, estão o descumprimento de horários que cada ônibus deve cumprir em linhas específicas nos bairros, a quantidade e qualidade dos veículos que circulam na cidade e o valor cobrado por quilômetro rodado.

Durante as cobranças dos vereadores, foi lembrado o acidente com um ônibus da empresa no bairro do Jardim Califórnia, onde o veículo perdeu os freios e atingiu uma casa.

Em fevereiro, o vereador Wilson Zuffa (Republicanos) cobrou explicações sobre o serviço. “A cada ano que passa, essa empresa continua estagnada. A Benfica tem negligenciado o nosso povo, são ônibus sucateados”, apontou na época.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail