Segundo a Prefeitura, unidade terá 360 leitos, atendimento oncológico, quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia e cirurgia bariátrica
A Prefeitura de Barueri confirmou no fim da tarde desta segunda-feira (28) que entregará, para o governo do Estado de São Paulo, na próxima sexta-feira, 1º de setembro, a obra do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes. A unidade foi construída por meio de um convênio firmado em 2019 entre a administração municipal e o governo estadual.
No convênio, a administração doou o terreno, o projeto e o custeio de metade da construção. Já o governo estadual assumiu a outra metade dos custos e será responsável pela gestão da unidade. O novo hospital disponibilizará atendimentos de média e alta complexidade e está localizado na avenida Aníbal Correia, Jardim San Diego, entre o Parque Viana e Jardim Paulista (bairro Votupoca).
LEIA TAMBÉM: Barueri garante que obra do Hospital Regional será concluída até final do mês de agosto
“Coisa linda este hospital! Vamos entregá-lo para que o governo do Estado administre. Um equipamento importantíssimo na área da saúde para atender Barueri e nossa região”, explicou o secretário de Obras, Beto Piteri.
O Hospital Regional foi erguido em um terreno de 64.000 m², sendo a área construída de 41.000 m² em estrutura metálica com fechamento em placas pré-moldadas. O prédio tem dez pavimentos, andar térreo e heliponto.
Estrutura do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes
A unidade terá 360 leitos, atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade.
Do total de leitos previstos, 50 serão de UTI. Além disso, o Hospital Regional terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes atenderá também outros municípios, com isso, a Prefeitura de Barueri pretende transformar o HMB (Hospital Municipal de Barueri) Dr. Francisco Moran em unidade específica para a cidade. “Vamos organizar mais ainda a nossa saúde, pois teremos um hospital de alta complexidade só para atender o povo de Barueri”, explicou o prefeito Rubens Furlan (PSB).
Pronto-socorro do Hospital Regional de Barueri
Assim como ocorre em outras unidades vinculadas ao governo do Estado de São Paulo, como o Hospital Regional, onde não há atendimento sem triagem no pronto-socorro, também há a possibilidade de o pronto-socorro do hospital construído em Barueri seguir o mesmo modelo.
Neste formato, a unidade não atende o paciente que busca atendimento na porta da unidade, ou seja, o atendimento no PS só acontece quando o paciente chega de ambulância ou por meio de transferências realizadas via sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Em recente entrevista coletiva, o secretário de Saúde do município, Milton Monti, explicou que ainda não houve uma conserva sobre esse tema na cidade, mas explicou, que mesmo que o atendimento no PS seja “porta fechada”, vai aliviar o sistema público de Barueri.
“Ainda não conversamos neste sentido, mas acredito que o atendimento vai seguir o mesmo modelo. Apesar do atendimento porta fechada, a cidade será beneficiada. Por exemplo, alguns pacientes chegam nas nossas unidades de pronto atendimento e precisam de transferência. Não temos vagas no nosso hospital, então, a unidade do Regional servirá de apoio”, exemplificou.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.