giro

Barueri: Furlan pode assumir vaga de Bruna na disputa para deputado e projeta filha para 2028

Possível pré-candidatura de Furlan a deputado estadual pode levar a deputada Bruna Furlan a abrir mão da reeleição e alterar o cenário em Barueri em 2028
Ex-prefeito Rubens Furlan pode concorrer ao cargo de deputado estadual no lugar de Bruna Furlan (Arquivo Giro/Divulgação/Alesp)

A possibilidade do ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026 movimentou os bastidores políticos da Região Oeste da Grande SP. A articulação, ainda sem confirmação oficial, pode provocar mudanças na estratégia eleitoral do grupo político que atualmente governa o município.

Nos bastidores, a leitura é de que, caso Rubens Furlan confirme a pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ele poderia ocupar o espaço hoje representado pela filha, a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB), que estaria avaliando não disputar a reeleição em 2026.

Interlocutores próximos ao grupo político apontam que o movimento também poderia reposicionar Bruna no cenário eleitoral da cidade. Entre aliados, cresce a avaliação de que a deputada poderia ser preparada para uma eventual candidatura à Prefeitura de Barueri nas eleições de 2028.

Furlan manifestou interesse em disputar eleições

Rubens Furlan já havia sinalizado a intenção de participar do processo eleitoral de 2026. Durante entrevista ao Jornal Giro em 2025, concedida durante a inauguração do Parque da Juventude de Barueri, o ex-prefeito afirmou que pretendia disputar as eleições e mencionou diferentes possibilidades de candidatura.

Na ocasião, ele chegou a citar a hipótese de concorrer ao Senado, caso o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), optasse por não disputar o cargo.

Na mesma entrevista, Furlan também declarou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Itapevi, Igor Soares (PSD), que já colocou seu nome na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Caso o ex-prefeito de Barueri confirme a pré-candidatura a deputado estadual, a articulação poderá formalizar uma das chamadas “dobradinhas eleitorais” na região oeste da Grande São Paulo.

Apesar das movimentações políticas e das especulações nos bastidores, ainda não houve posicionamento público oficial de Rubens Furlan ou de Bruna Furlan sobre o tema. A reportagem do Jornal Giro procurou os dois para comentar o assunto, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.