giro

Até a metade de outubro, Osasco contabilizou 70 casos confirmados de meningite

Logo Giro
Campanha de vacinação atual prevê vacina meningocócica C conjugada (Uelson Henkell/Giro S/A)

Entre os casos registrados, há ocorrência de meningites virais e bacterianas. Por ser uma doença causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, meningite tem medidas de prevenção distintas

Até o dia 16 de outubro, a cidade de Osasco registrou 70 casos confirmados de meningite, informou a secretaria de Comunicação do município à reportagem do Giro.

Entre os casos registrados na cidade, há ocorrência de meningites virais, principalmente, e bacterianas com isolamento de streptococcus pneumoniae (agente patogênico transmitido facilmente de pessoa para pessoa por meio de espirros, objetos infectados). 

Não houve, entretanto, a detecção de sorogrupos bacterianos relacionados a neisseria meningitidis (que pode passar da nasofaringe para a circulação externa e causar bacteremia, além de meningite e outras infecções), ou haemophilus influenzae (que também causa otites e faringites).  

A meningite, por ser uma doença causada por diversas bactérias, vírus, fungos e parasitas, tem medidas de prevenção também distintas, que devem ser avaliadas tecnicamente considerando cada caso. O uso de antibiótico (quimioprofilaxia) ou vacina, entretanto, são os mais indicados.

Surtos
Em casos de surtos, a estratégia de vacinação é definida após a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos.

Sendo assim, as autoridades de saúde reforçam a necessidade da vacinação seguindo o calendário nacional. Atualmente há uma campanha de multivacinação em curso em todo o território nacional até o dia 31/10/2022. É de extrema importância que os responsáveis compareçam nas unidades básicas de saúde para atualização da caderneta de vacinação de seus filhos.

De acordo com a Norma Técnica do Programa de Imunização, a vacinação contra meningocócica C (conjugada) está no calendário nacional de vacinação da criança e não está no calendário nacional de vacinação do adulto, sendo indicada apenas para crianças menores de cinco anos de idade. A vacinação do adulto contra meningocócica apenas é realizada considerando a situação epidemiológica do momento e normativas técnicas do Ministério da Saúde.

Receba nossas notícias em seu e-mail