A manutenção adequada do ar-condicionado e a sua utilização consciente estão entre as dicas. Calor tem sido intenso em Osasco e região
Com as temperaturas chegando a 37 ºC nas 12 cidades da região metropolitana oeste a Grande SP que fazem parte de um consórcio, o ar-condicionado torna-se a oitava maravilha do mundo. Porém, o aparelho é um dos mais consome energia elétrica em uma residência. Mas, calma! Usar o ar-condicionado e sem gastar tanta energia pode parecer um desafio, porém é possível, dizem especialistas da Proeste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Ar-condicionado: dicas para economizar energia
Para não abrir mão do seu conforto e ter um verão agradável dentro de casa, conheça dicas práticas de especialistas para evitar gastos excessivos e desnecessários na sua conta de luz com o uso do equipamento.
1) Manutenção adequada do aparelho
A sujeira acumulada nos filtros e nas bobinas do ar-condicionado pode prejudicar o seu desempenho e aumentar o consumo de energia. Portanto, uma forma de economizar energia com ar-condicionado é limpando os filtros regularmente e fazendo a manutenção periódica do aparelho. Basta seguir as instruções do fabricante.
Além disso, durante a instalação do aparelho, garanta que a vedação das janelas e portas esteja bem feita. Um ambiente corretamente isolado garantirá a eficiência do ar-condicionado. Caso tenha dificuldades em resolver algum problema ou limpar o equipamento, invista em serviços profissionais.
2) Utilização consciente
Alguns cuidados na hora de usar o ar-condicionado ajudam a diminuir os gastos com o aparelho. Por exemplo:
Escolha da temperatura ideal, evitando temperaturas muito baixas sem necessidade. A recomendação é manter a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Cada grau a menos aumenta consideravelmente o consumo de energia elétrica.
Utilize o modo econômico. A maioria dos aparelhos de ar-condicionado possui um modo econômico ou de baixo consumo de energia. Com ele, você reduz o consumo de energia sem comprometer o conforto térmico.
Desligue o aparelho quando não estiver no ambiente. Muitos usuários têm o hábito de deixar o ar-condicionado ligado mais tempo do que o necessário. Lembrar de desligá-lo quando sair do ambiente é uma das melhores formas de economizar.
Configure o timer. Caso você tenha dificuldades com a dica anterior, essa pode te ajudar! Utilize a função de timer para programar o desligamento automático do ar-condicionado. Assim, você evitará que o aparelho fique ligado desnecessariamente durante a noite ou quando você estiver fora de casa.
3) Atenção na hora da compra e instalação
A economia de energia com ar-condicionado não envolve apenas utilizá-lo de forma consciente, mas também a escolha do modelo. Além do preço, na hora da compra do equipamento é preciso levar em conta informações sobre o modelo e seu nível de eficiência energética.
Confira as dicas na hora da compra:
- Opte por um modelo com classificação energética alta, como os que possuem o selo Procel. Isso significa que o aparelho é mais eficiente em termos de consumo de energia.
- Dimensionar corretamente o ar-condicionado em relação ao espaço do cômodo também é fundamental para a economia.
- Escolha um aparelho com a potência adequada para o ambiente. Um equipamento com potência superior à necessária consumirá mais energia do que o necessário.
LEIA MAIS: Virada no tempo marca fim de semana em Itapevi e região
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.