giro

Alfabetização: Barueri e 11 cidades se destacam em prêmio do MEC

Iniciativa visa reconhecer secretarias de educação com boas práticas de implementação da política de alfabetização; confira mais detalhes
Alfabetização
Neste ano, participaram do levantamento 4.578 municípios brasileiros (Divulgação/Secom Barueri)

Iniciativa visa reconhecer secretarias de educação com boas práticas de implementação da política de alfabetização; confira mais detalhes

12 Municípios que fazem parte da cobertura do Jornal Giro S/A foram destaques, mais uma vez, no setor de educação. As localidades foram condecoradas no prêmio “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024”.

A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pelo Ministério da Educação (MEC), visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política de alfabetização. Os resultados foram divulgados no início de dezembro.

Segundo o MEC, a láurea é dívida em três categorias (Ouro, Prata e Bronze). Para concorrer ao prêmio de qualificação, as cidades precisaram comprovar, através de documentos oficiais, todas as estratégicas de políticas públicas para alfabetização, atendendo a 20 critérios que deveriam ser homologadas e assinadas pelos respectivos secretários de Educação.

Alfabetização: como ficaram as cidades

Barueri foi um dos destaques do ranking (Divulgação/Secom Barueri)

Estão no selo Ouro da alfabetização nacional, os municípios de Barueri, Cajamar, Cotia, Jandira, Jundiaí, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra.

Já na categoria Prata, estão os municípios de São Roque e Vargem Grande Paulista, enquanto Carapicuíba recebeu o selo Bronze. Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus não foram mencionadas nos rankings.

Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a seleção contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. Conforme o MEC, os números representam mais de 82% do total de 5.570 municípios de todo o país.

Sobre o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. A medida visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE).

O CNCA busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.  

“O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades”, ressalta o MEC. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.